O JOGO COOPERAÇÃO
COOPERAÇÃO é um jogo educacional criativo projetado para o crescente movimento cooperativo. Os jogos provaram ser recursos únicos que moldam a forma como as pessoas aprendem, trabalham e interagem umas com as outras, mas este é mais do que apenas um jogo de tabuleiro. É uma forma inovadora para se aprender sobre cooperativas e praticar a cooperação.
No jogo COOPERAÇÃO os jogadores devem colaborar para fundar e administrar um negócio democrático. A fim de sobreviver como indivíduos e lutar pelo sucesso de sua cooperativa, os jogadores fazem escolhas difíceis em relação a grandes e pequenos desafios enquanto testam suas habilidades de trabalho em equipe.
COOPERAÇÃO é um emocionante jogo de habilidade e solidariedade, onde todos ganham ou todos perdem. Ao jogá-lo, os jogadores aprenderão sobre os benefícios, desafios e operações do mundo cooperativo - bem como as habilidades necessárias para participar de uma cooperativa!
INSTRUÇÕES
1. MONTANDO O TABULEIRO
-
Coloque os Cartões “Recurso”, “Mundo”, “Desafio” e “Trabalho” virados para baixo no local indicado no tabuleiro.
-
Coloque todos os pontos no Banco de Pontos.
-
Dê a cada jogador uma “Ficha de Controle”. Isso ajudará os jogadores a manter o controle das suas informações.
-
A peça que representa a cooperativa deve ser colocada no espaço “Início do Ano” e um cronômetro ou ampulheta deve ser providenciado para marcar o tempo.
2. PERSONAGENS
-
Cada jogador deve pegar, aleatoriamente, um Cartão “Personagem”. Estes cartões descrevem uma breve informação de cada personagem, como o que ele faz, qual sua idade, quantas crianças tem, seus pontos de partida e custo de vida.
-
Os Pontos de Partida representam o dinheiro inicial de cada participante, que varia de acordo com o personagem; o Custo de Vida é a representatividade das despesas pessoais de cada um e a quantidade de crianças é uma variável que contribui para uma melhor simulação do jogo, onde os personagens que tiverem crianças terão que arcar com as despesas deles.
-
Cada jogador deve recolher seus Pontos de Partida como especificado no seu Cartão “Personagem”.
-
Para dinamizar, recomenda-se que todos compartilhem a história do seu personagem.
3. FICHA DE CONTROLE
-
Ao receber a Ficha de Controle, cada jogador deverá preencher as informações conforme descritas no Cartão “Personagem”.
-
Durante o jogo o valor da remuneração ("salário") de cada jogador pode ser alterada, assim como pode haver um aumento no custo de vida e a possibilidade de algum personagem ter mais filhos. Portanto é importante manter o controle dessas informações. Cada alteração deve ser anotada nos espaços correspondentes.
4. FUNDANDO A PRIMEIRA COOPERATIVA
-
Para iniciar o jogo, os participantes deverão fundar a primeira cooperativa. Para iniciar a cooperativa, cada jogador deve contribuir com 20 pontos para os “Pontos da Cooperativa”.
-
Recomenda-se que os participantes decidam o que a cooperativa faz, qual o seu ramo. Isso ajudará os participantes a tomarem decisões durante o jogo.
-
Todos os jogadores podem expressar algo que estejam interessados.
-
Jogue o dado e comece o jogo!
5. INICIANDO
-
Todos os participantes se movem pelo tabuleiro com a mesma peça, pois ela representa a cooperativa. Os jogadores se revezam rolando o dado, movendo a peça e pegando os cartões.
-
Um critério que pode ser adotado para decidir quem joga o dado primeiro, pode ser de acordo com as idades descritas nos Cartões “Personagem”. Assim, o personagem mais novo começa.
-
Outra sugestão é pedir que cada jogador lance o dado e aquele que tirar o número maior inicia o jogo.
6. CARTÕES E ESPAÇOS
Existem quatro tipos de cartões que você irá pegar durante o jogo caso caia em algum dos seguintes espaços:
CARTÕES TRABALHO
CARTÕES DESAFIO
CARTÕES MUNDO
CARTÕES RECURSO
Podem afetar positiva ou negativamente os jogadores ou a cooperativa. Os Cartões “Mundo” possuem quatro tópicos diferentes (Pontos, Social, Doenças e Danos). Esses tópicos indicam sobre o que se trata o cartão. Alguns desses cartões possuem uma história ao final, que pode ser socializada entre todos os participantes.
São recursos que a cooperativa pode optar por comprar, tal como “Novos Equipamentos” ou “Plano de Saúde”. Caso os participantes optem por comprar algum recurso, eles devem pagar ao Banco de Pontos com o dinheiro da Cooperativa.
Os cartões trabalho simulam a maneira como a cooperativa ganha ou perde pontos. Dependendo do cartão que o participante pegar, ele irá jogar um pequeno jogo de “Mímica” ou “Desenho”. As instruções destes jogos estarão nos próprios Cartões “Trabalho”:
-
Se for um desenho, o participante terá que desenhar o que estiver descrito no cartão enquanto os outros tentam descobrir o que está sendo desenhado. Não pode falar, escrever qualquer letra ou fazer mímica.
-
Se for uma mímica, o participante terá que encenar a resposta descrita no cartão enquanto os demais tentam descobrir. Não pode falar ou fazer barulhos.
O tempo estipulado para o desenho ou mímica é de 30 segundos. Os outros participantes terão esse tempo para tentar acertar o que está sendo desenhado ou encenado. O tempo pode ser cronometrado pelo mediador ou por um dos membros do grupo.
Se os participantes acertarem dentro do tempo estipulado, eles ganham os pontos conforme descritos no cartão, e neste caso eles pegam o dinheiro do Banco de Pontos e colocam na cooperativa. Mas se não acertarem a mímica ou o desenho dentro dos 30 segundos, a cooperativa perde os pontos como descritos no cartão. Esses pontos devem ser pagos para o Banco de Pontos.
Os cartões "Desafio" apresentam grandes obstáculos ou grandes oportunidades para a cooperativa e para seus membros. Para concluir os desafios presentes nesses cartões os jogadores devem discutir qual a melhor decisão a ser tomada e quais propostas eles devem aceitar.
7. BANCO DE PONTOS
Os pontos são as moedas da cooperativa. Quando os jogadores pagam honorários médicos, eles pagam para o Banco de Pontos. Quando sua cooperativa gasta, faz ou perde pontos, eles saem ou entram no Banco de Pontos.
8. PONTOS DA COOPERATIVA
Os pontos da Cooperativa pertencem igualmente a todos os membros da cooperativa, então todos precisam concordar em como esses pontos devem ser usados.
9. DIA DO PAGAMENTO
-
Não importa o número que foi tirado no dado, o espaço do "Dia do Pagamento" é uma parada obrigatória.
-
Quando o peão que representa a cooperativa estiver em um espaço de "Dia do Pagamento", a cooperativa paga aos jogadores seu “salário”, e os jogadores pagam seu custo de vida ao Banco de Pontos.
-
Cada jogador começa com uma remuneração mensal de 12 pontos. A cooperativa pode escolher mudar os pontos a qualquer momento durante o jogo. LEMBRE-SE: É a cooperativa que deve pagar os "salários" dos jogadores, NÃO o Banco de Pontos.
-
Os ÚNICOS momentos em que os jogadores poderão dar um receber pontos uns do outro ou da cooperativa, são nos espaços de “Dia do Pagamento” e “Final do Ano”.
-
Ao decidir quanto cada jogador receberá, os participantes precisam ter em mente que:
-
a cooperativa e os jogadores não pode ficar sem pontos, isto é, caso cheguem à falência, o jogo acaba;
-
os pontos devem ser administrados com cuidado para que ninguém fique sem;
-
eles tem que ter pelo menos os pontos necessários para cobrir seu custo de vida que também será pago no espaço "Final do Ano";
-
nesse momento eles podem emprestar pontos uns para os outros ou para a cooperativa;
-
a quantidade máxima de pontos que podem receber é 12;
-
jogadores podem ficar sem receber, caso seja a decisão da cooperativa.
-
10. FINAL DO ANO
Uma volta completa no tabuleiro corresponde a um ano, mas isto não significa que o jogo acabou. Não importa o número que você tirou no dado, a cooperativa deve parar no espaço de “Final do Ano”.
No final de todo ano os jogadores devem pagar seus “Custos de Vida” novamente, determinados pelos “Cartões Personagens” que cada um adquiriu.
11. COMO PERDER
Se a cooperativa ou algum jogador falir, todos perdem e o jogo acaba. Os participantes devem auxiliar uns aos outros, trabalhar em grupo para que isso não aconteça.
12. COMO VENCER
A fim de ganhar o jogo, os participantes devem INICIAR UMA SEGUNDA COOPERATIVA:
Alguns dos Cartões “Desafio” permitirão aos jogadores tentar iniciar uma segunda cooperativa. Os cartões “Inicie uma Nova Cooperativa” são diferentes entre si. Alguns exigem um investimento maior, mas possuem um risco menor, enquanto outros possuem um valor de investimento menor, porém, mais arriscados. Se os participantes conseguirem completar o desafio, então o objetivo do jogo foi alcançado e conseguiram fundar uma segunda cooperativa.
Os participantes também podem escolher o que essa cooperativa faz.
Fundar uma segunda cooperativa não significa que o jogo acabou. Os participantes podem continuar e descobrir novos desafios e situações que jogo proporciona.