top of page
  • Foto do escritorNECOOP

Experiência Cooperativa de Mondragón (ECM) vive momento delicado com a saída de 2 grupos associados

A experiência cooperativa de trabalho associado mais avançada do mundo passa por um momento crítico com a decisão em Dezembro de 2022 da saída de dois Grupos cooperativos até então associados a esse conglomerado cooperativo. Situada no norte do Estado Espanhol a ECM se desenvolve desde 1956, reúne mais de 80 mil trabalhadores associados e mais de 200 cooperativas e instituições associadas.

As assembleias gerais do Grupo Ulma e do Grupo Orona decidiram por estabelecer um processo de afastamento da ECM.


De extrema importância por ser uma experiência avançada de autoorganização dos trabalhadores, a ECM deve ser objeto de acompanhamento e estudo por todos que buscamos uma sociedade onde a exploração dos trabalhadores seja um tema do passado. E nos mostra as possíveis contradições que as experiências cooperativas enfrentam no seio do modo de produção capitalista.


A Experiência Cooperativa de Mondragón é um tema prioritário de estudos do NECOOP. A UFFS e o NECOOP já estiveram desenvolvendo estudos e parcerias com a ECM através de duas de suas organizações, a Mundukide Fundazioa e o Instituto de Estudios Cooperativos Lanki


Coordenador do NECOOP realizou Pós Doutoramento em Mondragón em 2022



O NECOOP traz links para algumas reportagens sobre o assunto, para quem queira se aprofundar no tema. E também traremos algumas reflexões e entrevistas sobre o tema, com companheiros bascos ligados à experiência.


_____________________________________________________________________________________

Para aprofundar a informação:


- "Seguiremos trabajando por un MONDRAGON fuerte y cohesionado" -> https://www.tulankide.com/es/seguiremos-trabajando-por-un-mondragon-fuerte-y-cohesionado-2


 


5 visualizações0 comentário
bottom of page