Na quinta-feira (8/12/16), aconteceu na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul o seminário "Organização em Rede de Agroindústrias Camponesas".
O seminário discutiu os elementos necessários para a configuração de redes de agroindústrias camponesas na região.
No período da manhã foi realizada palestra com representante da Rede Sabor Colonial, de Chapecó-SC, sr. Adaiano Machado. À tarde ocorreu uma sessão entre as entidades presentes para discussão de medidas para implementação de uma rede de agroindústrias no Território Cantuquiriguaçu.
Sabor Colonial
A Rede Sabor Colonial reúne uma Cooperativa Central e uma Unidade de serviços (UCAF) ligada à APACO, e congrega 25 cooperativas, 163 grupos de base (agroindústrias) e 900 famílias de agricultores familiares no estado de Santa Catarina. A Rede acumula uma vasta e importante experiência na construção de redes de agroindústrias.
Organização
O evento foi organizado pelo Núcleo de Estudos em Cooperação (Necoop) da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, em parceria com o Conselho de Desenvolvimento do Território Cantuquiriguaçu (Condetec).
Encaminhamentos do Seminário:
Definiu-se pelos seguintes elementos para avançar na discussão em vista da constituição da Rede de Agroindústrias Associativas da região:
- Iniciar aos poucos juntando atividades que as entidades já estão despendendo recursos, como é o caso da contabilidade. Aos poucos ir introduzindo novas atividades na rede, de forma sustentável, buscando parcerias, se possível
- Realizar sessões de discussão entre as entidades interessadas no início de 2017 visando identificar os princípios organizativos e normas de funcionamento da Rede. Fazer o lançamento da mesma em 2017.
- Os custos da rede serão rateados entre os participantes, na proporção em que se utilizarem dos serviços. A Rede oferecerá diversos pacotes de serviços. Cabe a cada agroindústria ou entidade aderir a um ou aos vários pacotes. E contribuir acorde ao volume de serviços correspondente.
- As Agroindústrias mantém sua autonomia operacional e estratégica. Contudo, na medida em que adentram a rede, assumem seus princípios organizativos, direitos e deveres como associados.
- A Rede é uma articulação de apoio às agroindústrias. Seu objetivo não é dirigir ou tutelar as entidades participantes. Buscará apenas estabelecer um conjunto de regras mínimas visando a viabilidade e sustentabilidade dos serviços, a busca do fomento à intercooperação entre os participantes, e o desenvolvimento sustentável regional baseado na agricultura camponesa/familiar.
- A Rede deverá buscar parcerias com entidades públicas e privadas visando a consecução de seus objetivos, mantendo sua autonomia. Nesse sentido já contará com apoio da UFFS (via NECOOP e outros núcleos e cursos). Buscará parcerias junto a prefeituras, governo do Estado, governo Federal, ONGs, etc. Essas parcerias visam ampliar serviços ou reduzir custos operacionais e, portanto, os valores de rateio a serem pagos pelas agroindústrias integradas.
Participantes
Entre as entidades participantes do primeiro seminário destacam-se:
- Coopaia
- Cooperjunho
- CPC
- APPA
- CEAGRO
- MEI contabilidade - Juliano A. de Lima
- Rede Ecovida de Agroecologia - Núcleo Luta Camponesa
- NECOOP/UFFS
Imagens do Seminário