A Prefeitura Municipal de Laranjeiras do Sul e a Associação de Agentes Ecológicos São José Operário (AESJO) firmaram termo de cedência de uso de bem público composto de terreno e barracão para desenvolvimento das atividades da Associação de Catadores.
A AESJO conta atualmente com mais de 20 catadores em atividade e desenvolve atividade de coleta, separação e prensagem de materiais recicláveis coletados nos pontos de resíduos sólidos disponíveis no município de Laranjeiras do Sul.
O terreno cedido consta de 1.375 m2 onde também há um barracão de 200 metros quadrados, localizados em um condomínio público municipal (PILAR II) criado para apoio e promoção de atividades empresariais na cidade de Laranjeiras.
A UFFS através do NECOOP e de projetos de extensão, vem desenvolvendo atividades de apoio à coleta seletiva de lixo na cidade, bem como assessoramento à organização e melhoria de gestão da AESJO. No termo de cedência do bem público consta explicitamente a exigência e disposição da UFFS via NECOOP de seguir com o acompanhamento ao empreendimento associativo de catadores.
O texto do termo informa que a UFFS acompanhará a associação com projetos de extensão e pesquisa através do NECOOP, por todo o período de concessão do imóvel, demonstrando o importante papel de articulador e apoiador do núcleo em todo o processo. O termo ainda prevê a realização de um Termo de Ajustamento de Conduta do qual a UFFS será partícipe, no sentido de assegurar o cumprimento das normas legais e ambientais referentes ao uso do imóvel pela AESJO.