Foi realizado, na semana passada o Seminário Regional do projeto “Qualificação de conselheiros de administração e fiscal de cooperativas da agricultura familiar”, em parceria da UFFS com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD).
O projeto prevê a realização de 50 cursos envolvendo 750 cooperativas em todas as regiões do país, com o objetivo de qualificar conselheiros de administração e fiscais de cooperativas da agricultura familiar para garantir melhoramentos em três eixos da gestão nesses empreendimentos: aperfeiçoamento da gestão das cooperativas no âmbito da comercialização de seus produtos; formação de redes de cooperação; e acesso às políticas públicas.
O Seminário teve como foco a discussão do Projeto Político Pedagógico (PPP) e organização dos cursos de gestão previstas para a Região Sul. Foram dois dias de atividades preparatórias. Segundo o coordenador do Projeto, João Leite, essa foi uma das últimas etapas da primeira fase do projeto, que trata do trabalho em seminários regionais. “Já foram realizados encontros nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste e, agora, na região Sul. No próximo mês, finalizaremos a primeira etapa com a realização do Seminário na região Centro-Oeste do país. O projeto tem meta de atender 750 cooperativas da agricultura familiar em todo o país e isso deve corresponder a 2.250 participantes, ou seja, agricultores familiares que estejam ligados à gestão dessas cooperativas”, pontua.
Para a realização dos cursos será formada uma rede de formadores, ligados à UFFS via a REDE NECOOP/UFFS e também com profissionais qualificados já atuantes na temática da gestão de cooperativas em todo o território nacional
Segundo o coordenador-geral de Cooperativismo da Sead, Rodrigo Pucinni Venturin, os momentos oportunizados pelo projeto servem para aproximar os conteúdos e metodologias às demandas específicas das cooperativas. “Tudo isso faz parte do Mais Gestão. Terá a chamada pública, as capacitações, que acontecerão a partir de abril, tudo com foco nos mercados institucionais, que é uma das prioridades da Sead para 2017”, observou Venturin.
Como encaminhamento do Seminário da Região Sul, ficou definido que, nesta região, serão realizados 15 cursos, nas seguintes cidades:
Paraná (5 cursos): Laranjeiras do Sul, Francisco Beltrão, Cascavel, Maringá e Guarapuava;
Santa Catarina (4 cursos): Chapecó, Campos Novos, Joinville e Florianópolis;
Rio Grande do Sul (6 cursos): Cerro Largo, Erechim, Caxias do Sul, Ijuí, Viamão e Pelotas.
O próximo passo, segundo o coordenador do projeto, é a seleção dos instrutores que ministrarão os cursos. “Os instrutores dos cursos serão especialistas de nível superior com experiência no trabalho com cooperação. Eles serão selecionados por edital, que será lançado em breve, pela Faurgs – agência que gerencia os recursos financeiros do projeto”, conta Leite. Segundo ele, os instrutores trabalharão em uma cartilha, que servirá como material didático e que já está em fase de finalização. A previsão é que os cursos iniciem no mês de abril. [Fonte principal: página da UFFS/ Fotos: Lia Pagotto]