Entre os dias 6 e 8 de abril foi realizada a primeira etapa do curso para dirigentes de Cooperativas, organizada pelo Núcleo de Estudos em Cooperação (NECOOP) em parceria com a Fundação Mundukide, vinculada ao Grupo de Cooperativas de Mondragón e Cooperativas Centrais da Reforma Agrária do Paraná e de Santa Catarina. O evento realizado no Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (CEAGRO) contou com a participação de diversos palestrantes e 25 Cooperativas e Associações, contando aproximadamente com 70 pessoas. A primeira etapa do curso apresentou foco nos temas de Inter Cooperação, Análise da Conjuntura Nacional e Internacional, Discussão do Papel e dos Objetivos das Cooperativas, análise situacional dos empreendimentos.
O curso contou também com uma troca de experiências na qual Cooperativas expuseram seus desafios, aprendizados e algumas metas, sendo algumas dessas Cooperativas a Coopermate, Copran, CCA/SC e Lapa. Foram definidas metas para a próxima etapa do curso como a implementação de um processo mais sistemático de gestão e a apresentação dos recursos necessários para efetuá-lo, alguns quesitos sugeridos foram a capacitação dos envolvidos na parte administrativa, laboração de um planejamento de gestão para as cooperativas, exercer um melhor uso de políticas públicas como o PNAE e o PAA, sistematização das experiências de comercialização, entre outros.
Ao longo do ano serão realizadas mais quatro atividades com a participação de cooperativas do Estado do Paraná. Essas atividades fazem parte de um projeto que realizará 50 cursos em todo o Brasil promovidos pela Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário. As datas do próximo encontro foram definidas para 13 e 14 de Julho de 2017, que deverão ser realizadas no Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (CEAGRO), localizado na cidade de Rio Bonito do Iguaçu- PR.