top of page
Pedro, Renata, John e Mateus

NECOOP e COPAIA visitam agroindústrias de plantas medicinais


Um grupo de membros do NECOOP, da cooperativa COPAIA e da Prefeitura Municipal de Rio Bonito do Iguaçu visitaram na sexta feira (05/05) agroindústrias processadoras de plantas medicinais, nos municípios de Santa Maria do Oeste, Turvo e Guarapuava, no Paraná.

A primeira indústria visitada foi a Cooperativa Coopermate, de Santa Maria do Oeste. A cooperativa foi constituída a partir de agricultores assentados em áreas de reforma agrária vinculadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Seu foco de atuação é na industrialização da erva mate (Ilex paraguariensis) produzindo erva-mate para chimarrão, chá torrado e erva cancheada. O foco de atuação da empresa está se voltando gradualmente para a produção orgânica, que é considerada mais rentável do que a convencional. A Copermate exporta parte de sua produção para a Europa e Estados Unidos.

A segunda visita foi feita na empresa Sabor do Mate, localizada em Turvo, que também comercializa erva mate e outras ervas medicinais, e igualmente trabalha com certificação orgânica, de comércio justo e com exportação. Neste mesmo município, os agricultores puderem conhecer a experiência produtiva de um agricultor, que tem se dedicado há alguns anos à produção orgânica de ervas medicinais, atualmente, com o foco na calêndula. Neste momento, os agricultores puderam tirar algumas dúvidas sobre as práticas de plantio, funcionamento do mercado e comercialização de ervas e levar algumas mudas, de diferentes ervas, para seus sítios..

Por último foi visitada a CERCCOPA em Guarapuava. A CERCCOPA (Central Regional de Comercialização do Centro Oeste do Paraná ) originalmente era uma central regional de associações e cooperativas ligadas à agricultura familiar. Desenvolveu atividades no ramo de supermercados, mas após uma crise econômica foi reestruturada e atua hoje como entreposto de mel e produtos apícolas e como revendedor de plantas medicinais.

Objetivos da visita

- Coletar dados para elaboração de projeto agroindustrial para a cooperativa Copaia, com apoio do NECOOP

- Conhecer a dinâmica tecnológica e de mercado das plantas medicinais agroecológicas

- Formação de agricultores e da equipe do NECOOP.

Primeiras impressões e aprendizados

- A visita contribuiu para identificar uma interessante demanda por produtos relacionados ao ramo de plantas aromáticas e medicinais produzidas em condições agroecológicas, tanto para o mercado interno como para a exportação.

- foi possível identificar as tecnologias tradicionais de produção e processamento de algumas plantas medicinais.

- Nesta viagem os produtores puderam ter acesso a diversas informações, tanto sobre a produção de alguns tipos de ervas medicinais, como conhecer alguns canais de comercialização das mesmas, seu processamento de secagem, os preços atualmente pagos, entre outras informações relevantes para se planejar o início de uma nova pratica produtiva.


77 visualizações0 comentário
bottom of page