Entre os dias 11 e 12 de agosto foi realizada a segunda etapa do curso para dirigentes de Cooperativas, organizada pelo Núcleo de Estudos em Cooperação (NECOOP) em parceria com a Fundação Mundukide (vinculada ao Grupo de Cooperativas de Mondragón) e Cooperativas Centrais da Reforma Agrária do Paraná e de Santa Catarina. O evento realizado no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), contou com aproximadamente 50 pessoas.
A segunda etapa do curso apresentou foco na elaboração de um modelo de gestão prático e uniforme dentro das Cooperativas de Reforma Agrária. A proposta de modelo focou em quatro elementos básicos para elaboração do planejamento estratégico, sendo estes: pessoas, recursos, processos e resultados.
A discussão central da etapa englobou uma análise e discussão sobre a proposta de um Modelo de Gestão para Empresas Sociais, desenvolvido pela Fundação Mundukide. Este modelo procura uma alternativa para as contradições presenciadas pelas Cooperativas, sendo baseado na experiência da Fundação, que há anos vem desenvolvendo um trabalho de acompanhamento com as Cooperativas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Brasil.
Essas atividades fazem parte de um projeto que realizará 50 cursos em todo o Brasil promovidos pela Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário. As datas do próximo encontro foram definidas para o final do mês de Outubro e início do mês de Novembro.