Nesta manhã de segunda-feira (28), inicia-se o I Encontro dos Adolescentes Sem Terra das áreas de Reforma Agrária da Região Sul do país, contando com a participação de 150 adolescentes, de 12 á 15 anos. A atividade acontece na Escola Latino Americana de Agroecologia- ELAA, localizada no Assentamento Contestado, município da Lapa-PR.
O encontro de uma semana tem como objetivo discutir a participação e a auto-organização dos estudantes na luta pela educação, pela reforma agraria e por um projeto popular para o Brasil.
Haverá oficinas de arte, organização e agitação e propaganda, tais como, batucada, teatro, ateliê popular, estêncil, dança, colagem, clown e jogos coorporativos. O encontro ainda conta com três eixos de debates, sendo eles: Adolescência, Sexualidade e Corpo; Natureza, Se Humano e Agroecologia; Coletividade, Cooperação e Auto-organização. Além de diversos outros tempos e espaços formativos, como a Cogestão do processo organizativo e pedagógico por parte dos participantes.
A importância dessa iniciativa de trabalho com esses público é colocada hoje por se tratar de uma faixa etária que o Movimento não desenvolvia tantas atividades para além da escola, já que estes não participam mais do Encontro Sem Terrinha e na maioria das veze não conseguem se inserir de imediato nas atividades junto ao Coletivo de Juventude do MST.
“O principal objetivo desse encontro é ser um espaço formativo e de debate acerca das perspectivas de inserção e participação na luta desse sujeito. Esperamos que seja um espaço de formação humana para esses adolescentes, que eles posam voltar para suas áreas e buscar o seu espaço de participação desde as demandas de seus territórios, e que reflitam como podem planejar seu presente e seu futuro dentro da luta”. Disse Geise Back integrante da coordenação do encontro.
Fonte: mst.org.br